Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Projeto bioquímica do pão: Interdisciplinaridade da panificação no Ensino Médio

2020; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

10.21166/rext.v7i14.1238

ISSN

2674-9319

Autores

Larissa Loures Mendes, Juliana Cristina Sampaio Rigueiro Ubaldo, Felipe Machado Trombete,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Uma estratégia pedagógica que pode ser adotada pelas escolas para auxiliar os alunos naaplicação do conhecimento adquirido em sala de aula são as aulas práticas. Porém, é notório que, em muitas escolas públicas do Brasil, o aluno não tem oportunidade para vivenciar atividades práticas, principalmente aquelas que exigem estrutura laboratorial. Nesse sentido, este projeto de extensão teve como objetivo integrar conteúdos de química e biologia do Ensino Médio com atividades práticas do setor de panificação, proporcionando oportunidades aos alunos de escolas públicas a desenvolverem atividades de produção, capacitação e pesquisa na Universidade Federal de São João Del-Rei, em Sete Lagoas-MG. Participaram do projeto trinta e três alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Sete Lagoas e de Prudente de Morais no período de abril a dezembro de 2019. As atividades ocorreram nos laboratórios do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ, onde os alunos, inicialmente, conheceram o campus e tiveram palestras sobre os cursos de graduação ofertados na unidade. Foram ministradas aulas teóricas sobre boas práticas de fabricação, panificação e empreendedorismo. Nas atividades práticas de produção foi trabalhado o processamento de diferentes pães, biscoitos, bolos e pizzas. Ao final do projeto, de acordo com o questionário de avaliação, todos os alunos demonstraram satisfação em relação ao projeto e conseguiram relacionar as atividades teóricas a práticas realizadas com os conteúdos de química e biologia, demonstrando, assim, que os objetivos do projeto foram alcançados.

Referência(s)