Artigo Acesso aberto

APRENDIZADO COM MUITA MELECA: UM EXPERIMENTO COM UMA MASSA MALUCA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

2020; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33025/ceb.v5i3.3055

ISSN

2525-2879

Autores

Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Alexandre José Krul, Rúbia Emmel,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este escrito traz reflexões acerca da atividade prática ‘Massa Maluca’ desenvolvida com 223 alunos de anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino. O objetivo foi demonstrar aos estudantes que se pode fazer Ciência utilizando elementos do cotidiano para realizar atividades práticas. A ‘Massa Maluca’ resulta da mistura de duas xícaras de amido de milho com uma xícara de água, mistura essa que se relaciona com as propriedades de um fluido não-newtoniano. A partir disso, foi desenvolvida a explicação do que é um líquido ideal (líquido newtoniano), com propriedades contrárias às apresentadas na ‘Massa Maluca’, portanto, que apresenta viscosidade constante, como a água e o ar. Como instrumento de coleta de dados as pesquisadoras utilizaram de escritas narrativas em diários de bordo para refletir sobre a atividade docente e as interações com os alunos. A priori realizaram uma problematização com a hipótese de que ao repousar a mão na mistura até que ela atingisse o fundo do recipiente, seria difícil de puxar a mão para cima. Durante a atividade foram priorizadas as interações com/entre os alunos por meio de diálogos constantes que proporcionaram a discussão de argumentos e questionamentos. Foi possível identificar que quanto mais os alunos interagiram com a ‘Massa Maluca’, mais curiosos ficaram para entender o motivo do líquido se transformar em sólido, ficando também mais atentos à explicação. Portanto, a atividade prática propiciou que fossem realizadas explicações para o que acontecia na mistura de água e amido de milho, segundo as propriedades descritas em um líquido não-newtoniano.

Referência(s)
Altmetric
PlumX