Artigo Acesso aberto

Gestão do Conhecimento e Instituição Pública de Ensino Superior: Um estudo de caso do sistema integrado de bibliotecas da UEA

2020; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/sistema-integrado

ISSN

2448-0959

Autores

César Müller dos Anjos Macedo, Andréa Lanza Cordeiro de Souza, Itanilde de Angiolis Silva, Márcia Ribeiro Maduro, Orlem Pinheiro de Lima, Nilson José de Oliveira Júnior, Paulo César Diniz de Araújo,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Este estudo visa destacar os aspectos conceituais sobre o conhecimento científico e gestão do conhecimento. Assim, a pesquisa teve como objetivo principal compreender as práticas de gestão do conhecimento pelos bibliotecários do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade do Estado do Amazonas (SIB/UEA). O estudo demonstrou quais as práticas exercidas pelos Bibliotecários do Sistema são serviços públicos e qual sua eficácia no processo de compartilhamento de informações e serviços para a sociedade. Este assunto é de grande relevância, principalmente para a comunidade acadêmica, uma vez que este é o universo que permeia todas as áreas de conhecimento, sendo, portanto, indispensável à todos aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos. No tocante à metodologia, parte-se de um estudo de caso, com a aplicação do questionário nas bibliotecas do SIB/UEA. Os resultados mostraram que o SIB/UEA é composto por muitos profissionais capacitados que fazem uso das práticas de Gestão do Conhecimento no seu cotidiano dentro das bibliotecas do Sistema e que, com elas, promovem outros serviços, atendendo, de forma isonômica, tanto o público interno das bibliotecas quanto a sociedade na localidade em que estão inseridos. Com base nos resultados obtidos, foi possível identificar e destacar as principais atividades de GC que os bibliotecários do SIB/UEA fazem uso e que são, consequentemente, serviços públicos. Por fim, vê-se a transformação de biblioteca convencional em uma biblioteca eletrônica ou digital. Esta é uma atividade que atua diretamente com as questões de geração da GC, viabilizando a atualização da biblioteca na sociedade atual e, também, torna mais fácil o acesso às informações científicas, que serão disponibilizadas para uso interno da universidade, como, também, para toda a população, que poderá fazer uso deste serviço.

Referência(s)