Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica

2020; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português

10.31639/rbpfp.v13i25.436

ISSN

2176-4360

Autores

Eliana Silva Felipe, Celi da Costa Silva Bahia,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O artigo analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a aprendizagem profissional da docência de estudantes do curso de Pedagogia da UFPA, problematizando os aspectos mais relevantes à apropriação de saberes profissionais. Para tanto, examina, por meio da análise documental, as diretrizes gerais do Programa, os percursos formativos vivenciados pelos estudantes e documentados em relatórios, anotações e avaliações escritas, entre outros documentos. Aponta-se entre os aspectos mais relevantes à socialização profissional e às aprendizagens dela decorrentes no processo de Residência Pedagógica a qualidade dos espaços formativos, a vivência do trabalho educativo em sua totalidade, o envolvimento pessoal e profissional com as preceptoras, a prática da pesquisa como atividade que articula teoria e prática, produzindo intervenções nos campos de estágio profissional mais criativas e contextualizadas, entre outros aspectos.

Referência(s)