Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O SANTUÁRIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES – PR, COMO UMA PROPOSTA DE TURISMO PEDAGOGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/geoinga.v12i2.50322

ISSN

2175-862X

Autores

Anne Karoline Pereira da Silva, Vanessa Maria Ludka,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O turismo pedagógico vem se tornando uma importante ferramenta no ensino da Geografia. Desta forma, esta pesquisa objetivou enfatizar o turismo pedagógico como ferramenta para o ensino de Geografia, tendo como cenário o Santuário de São Miguel Arcanjo no município de Bandeirantes, estado do Paraná. Metodologicamente esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, no qual foi desenvolvida por meio de leituras bibliográficas, em livros, artigos científicos sobre o tema proposto, bem como, pesquisa documental disposto pela prefeitura municipal de Bandeirantes e visitas ao santuário, com o intuito de obter informações e materiais para elaboração da proposta pedagógica no santuário de São Miguel Arcanjo, para tanto utilizou-se autores como: Ludka (2012); Garcia ( 2005) e Coriolano (1998), para a construção da pesquisa, buscando compreender as relações que se estabelecem e que definem a organização do espaço. Desta forma o turismo pedagógico se torna uma importante ferramenta no ensino da Geografia para estudar e compreender os fenômenos sociais, culturais que ocorrem no espaço e que transformam a paisagem.

Referência(s)