
Intersectando Geoestatística com Modelagem da Demanda por Transportes: um Levantamento Bibliográfico
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 72; Linguagem: Português
10.14393/rbcv72nespecial50anos-56467
ISSN1808-0936
AutoresSamuel de França Marques, Cira Souza Pitombo,
Tópico(s)Urban and Freight Transport Logistics
ResumoO planejamento de transportes depende da modelagem de variáveis que, em função de usualmente exigirem recursos elevados para a sua coleta, dispõem de uma amostragem limitada. Entretanto, uma vez que apresentam dependência espacial, a utilização da Geoestatística na modelagem da demanda por transportes se mostrou bastante conveniente, já que esse ferramental permite a obtenção de estimativas em locais não amostrados. Nesse contexto, a linha de pesquisa voltada a aplicações da Geoestatística na previsão da demanda por transportes se dá no âmbito de três das quatro etapas do modelo sequencial de planejamento (geração de viagens, escolha modal e alocação de fluxo), abrangendo trabalhos que podem ser divididos conforme o suporte, ou escala geográfica adotada, e tipo de modelo utilizado. Dessa forma, no intuito de estabelecer o estado da arte dessa linha de pesquisa, o presente trabalho propôs o levantamento e discussão de estudos no âmbito de zonas de tráfego, áreas regulares, segmentos viários, estações de metrô, pontos de parada, trechos de linha de ônibus e domicílios/indivíduos, os quais se valeram dos interpoladores geoestatísticos Krigagem Simples, Ordinária, Indicativa, Universal e Espaço-temporal, além de Simulação Sequencial Gaussiana. A análise detalhada dos trabalhos permitiu a identificação de lacunas de pesquisa nas etapas de validação dos modelos, comparação com outras abordagens espaciais e não espaciais, utilização de distâncias em rede, aplicações da Krigagem Universal (KU) a variáveis de escolha modal e seleção de preditores para a KU. Atenção especial deverá ser dada à Simulação Sequencial Gaussiana e à Krigagem Espaço-temporal, modelos que devem ditar a evolução da linha de pesquisa nos próximos anos.
Referência(s)