
Discursos materializados em canções de Naira Azavedo
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/htp-v2n2-2020-56592
ISSN2674-7502
AutoresFrancisco De Arruda Júnior, Janete Abreu Holanda,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo analisa e descreve a rede de enunciados, em função de jogos de poder e resistência, materializados nas letras de músicas no movimento nomeado atualmente de feminejo. Assim, buscamos, em nossa pesquisa, dar visibilidade aos enunciados que, nesse estilo musical, ao serem reiterados/repetidos, legitimam saberes sobre a mulher. Para a análise, selecionamos os enunciados do significativo conjunto das canções de Naiara Azevedo para a construção do corpus de nossa pesquisa. Assim, no apoio de uma análise discursiva, mobilizamos os postulados de Foucault (1979, 2007, 2009, 2010) e suas contribuições para Análise do Discurso francesa (AD), para discutirmos as relações de poder e resistência que colocam em jogo relações entre sujeitos. Com isso, podemos observar como é constituído o discurso de resistência, por meio de estratégias precisas, no feminejo. Por meio das análises, pudemos constatar que as posições do sujeito mulher resiste às regras e aos discursos hegemônicos na sociedade, ocupando e, até mesmo transgredindo, papéis e espaços sociais legitimados.
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