Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“Sob o olho Dele”

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/htp-v2n2-2020-57193

ISSN

2674-7502

Autores

Thainá da Costa Lima, Amanda Braga,

Tópico(s)

Foucault, Power, and Ethics

Resumo

The handmaid’s tale é uma série de televisão estadunidense de grande sucesso no Brasil. Baseada no romance homônimo da escritora canadense Margaret Atwood, publicado originalmente em 1985, a série foi lançada em 2017 e apresenta uma narrativa distópica que se passa em Gilead – lugar fictício em que se promove, em pleno século XXI, uma revolução teocrática. Partindo deste cenário e fazendo uso de fotogramas da série, este artigo tem por objetivo empreender uma análise dos instrumentos e das técnicas a partir das quais o poder disciplinar produz, no enredo distópico de The handmaid’s tale, corpos dóceis e, portanto, úteis ao sistema. Trata-se de identificar como se organiza um dispositivo de poder que, a partir de um Estado teocrático, normatiza os corpos com vistas à escravização sexual de mulheres férteis. Com este intuito, este artigo ancora-se na analítica do poder proposta por Michel Foucault, mais particularmente naquilo que concerne ao poder disciplinar.

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