
Avaliação do tempo de resposta de alunos do 5º ano do ensino fundamental na solução de operações básicas de matemática
2020; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/rbecm.v3i2.10874
ISSN2595-7376
AutoresMarinete Midões Bastos, Argemiro Midonês Bastos,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com 20 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Macapá. Foi investigado o tempo de resposta dos alunos na solução de operações envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação. O objetivo foi comparar o aproveitamento dos alunos em duas situações: 1) uso do método tradicional (atividade realizada em sala de aula com 30 exercícios envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação) e 2) o uso do software Tuxmath (atividade realizada no laboratório de informática da escola a partir da execução de quatro rodadas do jogo Tuxmath). Em ambos os casos foram avaliados o tempo individual que os alunos precisaram para concluir as atividades e o índice de acerto em cada uma delas, de modo a permitir uma comparação estatística entre o tradicional e o lúdico. Os resultados indicaram que o tempo de resposta usando o jogo foi em média 60% menor que o obtido na atividade em sala e o aproveitamento 20% superior quando foi utilizado o jogo. Não foi identificada diferença desses parâmetros quanto ao gênero dos alunos. A partir dos resultados é possível inferir que o uso do software Tuxmath pode melhorar o raciocínio lógico e o tempo de respostas na execução de exercícios que envolvam as operações fundamentais em classes mistas do 5º ano do ensino fundamental.
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