Artigo Acesso aberto

O ensino do português no sistema universitário francês

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.35572/rlr.v9i4.1966

ISSN

2317-2347

Autores

Luciane Boganika, Kátia Bernardon de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O presente artigo pretende apresentar o panorama no qual se insere o ensino de português língua estrangeira (PLE) na França. Mais especificamente, falaremos das possíveis formações ligadas ao português no contexto universitário. Para isso, apresentaremos as diferentes graduações em português, bem como seu ensino em centros de línguas ou ainda a obtenção de um diploma universitário (diferente da graduação). Num segundo momento, ilustramos essas formações através de estatísticas obtidas através do site da Embaixada do Brasil na França em relação à presença do português nas universidades. Observamos assim qual formação é a mais recorrente, e por conseguinte, apresenta mais público, e quais instituições dispõem de uma formação dita completa: graduação/mestrado/doutorado. Como conclusão, podemos ver que, apesar do português ter sido reconhecido como língua minoritária, ocupando ainda hoje pouco espaço em território francês, há formações distribuídas em diferentes regiões francesas; porém, tal presença não é suficiente para assegurar condições satisfatórias para o ensino da língua portuguesa. Sendo assim, esperamos apresentar tal realidade, com o intuito de alertar atores da área, pois, ao longo dos anos, muitos departamentos foram fechados, houve congelação de cargos de professores efetivos, e as formações ditas completas são cada vez mais escassas.

Referência(s)