O ensino do português no sistema universitário francês
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.35572/rlr.v9i4.1966
ISSN2317-2347
AutoresLuciane Boganika, Kátia Bernardon de Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoO presente artigo pretende apresentar o panorama no qual se insere o ensino de português língua estrangeira (PLE) na França. Mais especificamente, falaremos das possíveis formações ligadas ao português no contexto universitário. Para isso, apresentaremos as diferentes graduações em português, bem como seu ensino em centros de línguas ou ainda a obtenção de um diploma universitário (diferente da graduação). Num segundo momento, ilustramos essas formações através de estatísticas obtidas através do site da Embaixada do Brasil na França em relação à presença do português nas universidades. Observamos assim qual formação é a mais recorrente, e por conseguinte, apresenta mais público, e quais instituições dispõem de uma formação dita completa: graduação/mestrado/doutorado. Como conclusão, podemos ver que, apesar do português ter sido reconhecido como língua minoritária, ocupando ainda hoje pouco espaço em território francês, há formações distribuídas em diferentes regiões francesas; porém, tal presença não é suficiente para assegurar condições satisfatórias para o ensino da língua portuguesa. Sendo assim, esperamos apresentar tal realidade, com o intuito de alertar atores da área, pois, ao longo dos anos, muitos departamentos foram fechados, houve congelação de cargos de professores efetivos, e as formações ditas completas são cada vez mais escassas.
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