Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fracasso escolar e medicalização

2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.21723/riaee.v15iesp5.14562

ISSN

2446-8606

Autores

Sônia Maria Chaves Haracemiv, Roseneide Maria Batista Cirino, Carlos Roberto Caron,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

No artigo busca-se uma breve análise acerca do fracasso escolar e processos de medicalização que ocorrem na Educação Básica frente aos problemas de aprendizagem que algumas crianças apresentam. As respostas inadequadas por parte dos alunos aos padrões preestabelecidos na escola, no que se refere a conteúdos e procedimentos metodológicos, os consideram alunos com dificuldades de aprendizagem, culminando em fracasso escolar e busca incessante por diagnósticos da área médica. A atuação profissional frente às situações indicadas foi vivenciada como fracasso escolar revelado pelos inúmeros encaminhamentos de alunos ao Centro Municipal de Avaliação e Educação Especial, do município de Fazenda Rio Grande, Paraná, à área médica.

Referência(s)