Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sinfonia nº 4 de Villa-Lobos: a vitória, a derrota e a volta por cima

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5965/2525530405032020341

ISSN

2525-5304

Autores

Paulo de Tarso Salles,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar uma análise da Sinfonia no 4 (“A Vitória”) de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) a partir de sua estrutura formal e narrativa. A obra foi composta em 1919 para celebrar o final da primeira guerra mundial, e sua estreia foi programada para um concerto dedicado ao casal real belga que visitava o Brasil em 1920. Originalmente estruturada como um poema sinfônico em três partes, a obra se baseia em texto escrito por Luís Gastão d’Escragnolle Dória (1869-1948). A narrativa literária é recoberta por outra, de caráter musical, estruturada em forma cíclica segundo o método de Vincent d’Indy. A análise irá buscar pontos de aproximação e afastamento entre as narrativas literária e musical, segundo teorias de narratividade propostas por Eero Tarasti (1994) e Byron Almén (2008), além de análises tópicas, segundo Leonard Ratner (1980), Wye Allanbrook (1983), Raymond Monelle (2000; 2006) e outros. O objetivo é interpretar os aspectos musicalmente significativos resultantes da intertextualidade entre música e texto.

Referência(s)