
Botânica em cinco sentidos: o jardim sensorial como um instrumento para a sensibilização quanto a importância da botânica em escolas de um município do sertão piauiense
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i1.11448
ISSN2525-3409
AutoresMaria Carolina de Abreu, Karen Ingrid Andrade, Wllamo Pacheco Coelho, Mayara Campos Silva, Welinton Gustavo Moreira de Sousa, Michelli Ferreira dos Santos, Juliana do Nascimento Bendini,
Tópico(s)Phytochemistry Medicinal Plant Applications
ResumoOs benefícios dos jardins sensoriais estendem-se muito além das dimensões estéticas e recreativas, constituindo-se um importante elemento de aprendizagem, de convivência, de inclusão social e de terapia. Dessa forma, este trabalho relata as atividades desenvolvidas em um jardim sensorial instalado no Campus Senador Helvidio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí em Picos – PI e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem. O jardim é o resultado do projeto de extensão “Botânica em cinco sentidos”, parte do Programa de Extensão “Educação Ambiental na UFPI: diálogo entre universidade e escola para a convivência com o semiárido”. Apresenta-se nesse relato: a estruturação, recrutamento e treinamento dos acadêmicos, seleção e organização espacial das plantas e convite às escolas para visitação. São abordadas as visitas entre abril de 2018 e novembro de 2019. As visitas apresentaram dois momentos: 1- a recepção e palestras mediadas no auditório e 2 - percurso ocorrido no jardim sensorial. No momento 2 os visitantes foram vendados para que pudessem explorar os sentidos do tato e olfato, foram acompanhados pelos bolsistas e voluntários do projeto, que anotaram manualmente observações da comunicação verbal e não verbal dos visitantes, tais como comportamentos, questionamentos, expressões corporais e comentários. Neste período o jardim recebeu 568 visitantes de 10 escolas, os registros obtidos nessas abordagens foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que o jardim se mostrou uma ferramenta eficiente na percepção ambiental, despertando lembranças e instigando os alunos para a aprendizagem.
Referência(s)