
Práticas linguísticas em uma escola na região de fronteira Brasil/Paraguai: questões político-linguístico-educacionais de (não) gestão de línguas
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.48075/rt.v14i3.24991
ISSN1982-5935
AutoresFranciele Maria Martiny, Elisângela Redel, Diana Milena Heck,
Tópico(s)Indigenous Cultures and History
ResumoCom base nos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Políticas Linguísticas e Educacionais no Oeste do Paraná, desde 2016, e nos princípios norteadores da gestão de situações de plurilinguismo e translinguagem no âmbito das escolas (CANAGARAJAH, 2004; RAJAGOPALAN, 2013; CAVALCANTI, 1999; SEVERO, 2013; SPOLSKY, 2005, 2016; SHOHAMY, 2006), este texto tem por finalidade apresentar reflexões em torno de um espaço plurilíngue em uma instituição de ensino pública da rede municipal, localizada no Oeste do Paraná, em região de fronteira Brasil/Paraguai. A partir de contato com a direção e com documentos norteadores do educandário, verificou-se a presença de alunos provenientes do Paraguai, falantes de espanhol e guarani, desde 2007, sendo que estes perfazem aproximadamente 10% do total de estudantes anualmente matriculados nos últimos anos. Entretanto, apesar de haver este ambiente sociolinguisticamente complexo, não há (e não houve) qualquer política de acolhimento ou ações de gestão de diferentes línguas no contexto educativo. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e interpretativista que analisa o cenário dessa escola municipal, a partir do contato com a direção e com os documentos norteadores do referido educandário, evocando a necessidade de discussões para o fomento de práticas e políticas linguístico-educacionais adequadas a tais situações plurilíngues com ações translíngues e transculturais.
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