
CÓDIGOS E FRONTEIRAS NA PALESTRA-PERFORMANCE: POR UMA POÉTICA DO CONHECIMENTO
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 35 Linguagem: Português
10.9771/r.v1i35.33857
ISSN2175-814X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
Resumo<p>Este trabalho explorará o formato da palestra-performance, subgênero de performance existente desde os anos 60. Seu formato vai de encontro à ideia de que o discurso é algo que tem menos valor, ou apenas teórico (MILDER, 2011); uma palestra-performance é, ainda, um modo de performar o texto (ROCHA, 2014). Aqui, discuto três solos baianos, de artistas de diferentes linguagens: <em>Edital</em>, do dançarino Fábio O. Monteiro; <em>Instruções de Escuta</em>, do músico Pedro Filho; e <em>A Capella de Waly</em>, do poeta Alex Simões. A partir destes trabalhos, elejo, em comum, três características da palestra-performance: a dimensão performativa, a subversão do código e a arte como modo de conhecer o mundo.</p>
Referência(s)