Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Conhecimentos, atitudes e comportamentos de estudantes Portugueses do ensino secundário relacionados com a prevenção da COVID-19

2020; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17575/psicologia.v34i2.1659

ISSN

2183-2471

Autores

Regina Alves, Catarina Samorinha, José Precioso,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este estudo pretendeu avaliar conhecimentos, atitudes e comportamentos acerca da COVID-19 em estudantes do Ensino Secundário em Portugal, considerando a sua importância para a adesão a medidas de prevenção desta doença. Estudantes do Ensino Secundário de todas as regiões do país (N=1258) preencheram um questionário online em maio de 2020. Os/as estudantes revelaram bons conhecimentos sobre a COVID-19, respondendo corretamente, em média, a 12 dos 14 itens, e reportaram atitudes maioritariamente positivas face aos comportamentos preventivos. Contudo, quanto à adoção destes comportamentos, em média, apenas 6 dos 12 comportamentos preventivos foram adotados. Ser do sexo feminino, frequentar cursos de Artes Visuais ou de Línguas e Humanidades, e mais atitudes positivas em relação à prevenção da COVID-19 aumentam as probabilidades de adotar comportamentos preventivos. Apresentam-se diferenças por sexo, ano de escolaridade, região e curso. Assim, é fundamental investir em campanhas preventivas que potenciem a adesão a comportamentos preventivos nesta população.

Referência(s)