
MUDANDO O FOCO: COMO A PANDEMIA DA COVID-19 INFLUENCIOU AS TEMÁTICAS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO POPNEURO
2020; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15210/ee.v26i1.19632
ISSN2358-8195
AutoresGuilherme Salgado Carrazoni, Laura Minetto, Luiza Freitas Lopes, Náthaly Marks, Bibiana Cantareli Amado, Liane da Silva de Vargas,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA neurociência e a divulgação científica têm um importante papel diante do contexto atual envolvendo os efeitos do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Enquanto a primeira explica a grande maioria dos distúrbios enfrentados devidos ao distanciamento social e novos padrões de vida, fornecendo subsídios para entender, prevenir ou reverter os efeitos deletérios durante este período, a segunda tem o papel de levar essas informações até a população, para que a mesma se beneficie de conhecimentos importantes que podem ser aplicados na busca da manutenção da qualidade de vida frente ao contexto atual. Nesse sentido, o presente relatório busca apresentar de forma reflexiva, as adaptações realizadas no desenvolvimento das ações de extensão do programa Popneuro durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Para isso, apresenta-se o relato das adaptações realizadas para execução do programa, bem como estratégias para manter a prática extensionista em meio ao contexto atual e futuro. Consideramos que as adaptações do programa Popneuro foram bem-sucedidas, conseguindo aliar os conhecimentos de neurociência e aspectos relacionados à pandemia pelo COVID-19, mostrando novos caminhos para realizar a divulgação científica, cumprindo portanto, seu objetivo de divulgar e popularizar a ciência, além de manter ativa as ações acadêmicas de extensão.
Referência(s)