Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Popular Reporting à Luz da Teoria da Comunicação: Um Ensaio Teórico

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Linguagem: Português

10.21118/apgs.v13i1.9285

ISSN

2175-5787

Autores

Juliana Daniela Rodrigues, Gabriela Dias da Silva, Sandra Belloli de Vargas,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O presente estudo buscou explorar o popular reporting, tema pouco tratado Brasil, revisando a literatura à luz da teoria da comunicação. Assim, discute-se como a contabilidade pode auxiliar na accountability do setor público, transmitindo informações de maneira adequada e simplificada para compreensão de seus usuários, em especial aqueles que não possuem conhecimento de contabilidade e finanças públicas. Para revisão da literatura abordada no ensaio teórico foram realizadas buscas em algumas das principais bases de pesquisa científica. A discussão apresenta relações entre os estudos sobre o popular reporting e os elementos e aspectos trazidos pela teoria da comunicação, permitindo a identificação de pontos que devem ser observados no processo de comunicação dos entes públicos aos cidadãos através dos relatórios financeiros populares. No cenário brasileiro, no qual a transparência e o acesso à informação são obrigatórios devido à legislação, a disponibilização de relatórios financeiros em formato popular tende a fortalecer esse movimento.

Referência(s)