Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ser Professor na Escola Técnica Federal do Pará – ETFPA nos tempos da Ditadura Civil-Militar

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/hr.v25i2.64308

ISSN

1984-4530

Autores

Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, Gustavo Barbosa,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O artigo percorre uma das entrevistas realizadas pela equipe da Pesquisa "Ser Professor em uma Escola Técnica Federal nos tempos da Ditadura Civil-Militar: história de vida e identidade docente ( ETFPA 1968-1985)”, desenvolvida entre 2018 e 2019 no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará. Trilhamos por relatos que podem permitir a compreensão de elementos diversos sobre o ensino na EPT dos anos 70, a construção e desenvolvimento da carreira docente e das relações políticas e sociais tecidas dentro de uma instituição centenária, voltada para formação profissional da juventude trabalhadora. Ao vincular-se aos paradigmas da História Oral de Vida, a pesquisa oportuniza um olhar diferente, qualitativo e holístico sobre a docência em uma Escola Técnica Federal. A abordagem consiste em perceber o “ser professor/a” na sua totalidade, articulando a história de vida à formação docente. Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Docência; História Oral.

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