Ser Professor na Escola Técnica Federal do Pará – ETFPA nos tempos da Ditadura Civil-Militar
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/hr.v25i2.64308
ISSN1984-4530
AutoresNatália Conceição Silva Barros Cavalcanti, Gustavo Barbosa,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO artigo percorre uma das entrevistas realizadas pela equipe da Pesquisa "Ser Professor em uma Escola Técnica Federal nos tempos da Ditadura Civil-Militar: história de vida e identidade docente ( ETFPA 1968-1985)”, desenvolvida entre 2018 e 2019 no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará. Trilhamos por relatos que podem permitir a compreensão de elementos diversos sobre o ensino na EPT dos anos 70, a construção e desenvolvimento da carreira docente e das relações políticas e sociais tecidas dentro de uma instituição centenária, voltada para formação profissional da juventude trabalhadora. Ao vincular-se aos paradigmas da História Oral de Vida, a pesquisa oportuniza um olhar diferente, qualitativo e holístico sobre a docência em uma Escola Técnica Federal. A abordagem consiste em perceber o “ser professor/a” na sua totalidade, articulando a história de vida à formação docente. Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Docência; História Oral.
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