Artigo Revisado por pares

Um estudo sobre a Prasada: o alimento como um fenômeno cultural, o elo entre o mundo material ao espiritual

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2179-5428

Autores

Maria da Conceição Mariano Cardoso van Oosterhout, Ane Iara Machado dos Santos,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

O artigo busca desenvolver uma reflexao a respeito do ritual que envolve a preparacao da Prasada: a comida vegetariana feita na cozinha do templo Hare Krishna, geralmente, a base de graos, verduras, legumes, castanhas, frutas. O alimento e preparado e oferecido em um altar que cultua deidades de Krishna. So apos sua bencao a comida pode ser ingerida por seus devotos. Por meio de estudo bibliografico e observacao participante em visitas ao Templo Hare Krishna da ISKCON, observamos que a consciencia de Krishna, em contexto universal, nasce em 1965 com a chegada de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, quem vem da India sob ordem de seu mestre espiritual, em missao para ensinar sobre a consciencia de Krishna aos povos do ocidente. Para auxiliar nossa reflexao sobre o tema aqui citado, buscamos suporte teorico na literatura socioantropologica, especialmente em Geertz (1989), Mauss (2003), Durkheim (1912), Weber (1982) dentre outros.AbstractThe article seeks to develop a reflection on the ritual that involves the preparation of Prasada: vegetarian food made in the kitchen of the Hare Krishna temple, usually based on grains, vegetables, legumes, nuts, fruits, etc. The food is prepared and offered on an altar that worships Krishna deities; only after Krishna’s blessing can the food be eaten by his devotees. Through bibliographic study and participant observation in visits to ISKCON, we observed that Krishna Consciousness in the universal context originated in 1965 with the arrival of AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada from India under the order of his spiritual master, on a mission to teach Krishna consciousness to the peoples of the West. We seek theoretical support in socio-anthropological literature, especially in Geertz (1989), Mauss (2003), Durkheim (1912), Weber (1982) among others.

Referência(s)