
TERRA, ÁGUA, AR E FOGO – OS QUATRO ELEMENTOS COMO OBJETO CATALISADOR DE DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS/ EARTH, WATER, AIR AND FIRE - THE FOUR ELEMENTS AS A CATALYZING OBJECT OF DISCUSSIONS IN THE FORMATION OF TEACHERS OF NATURAL SCIENCES
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n12-709
ISSN2525-8761
AutoresPatrícia Rosinke, Attico Chassot, Irene Cristina de Mello,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo tem como principal objetivo apresentar uma pesquisa no ensino cujo tema principal e Ciencia e Religiao no contexto da formacao de professores de Ciencias. Religiao e Ciencia se fazem presentes nas nossas vidas, e quase senso comum que a maioria das pessoas tenha tido alguma instrucao religiosa anterior a formacao cientifica, e e muito provavel que uma formacao religiosa faca parte de sua cultura. Diante disso, o proposito da pesquisa em questao estava em analisar as interconexoes entre a educacao cientifica e a educacao religiosa e as influencias de uma e outra no contexto da formacao de professores de ciencias. O que catalisa esta discussao sao quatro obras artisticas sacras acerca dos quatro elementos: Ar, Agua, Terra e Fogo, que estao no espaco sagrado de uma catedral, que esta situada no municipio de Sinop em Mato Grosso. As obras em questao trazem a associacao dos elementos com os tetramorfos cristaos e a curiosidade pela uniao dos elementos aos evangelistas e os tetramorfos foi crucial para o desenvolvimento desse trabalho. Para a producao de dados foi realizada uma pesquisa envolvendo estudantes de um Curso de Ciencias Naturais, explorando as discussoes geradas pela possivel percepcao e tambem pelo estudo a partir das obras dos quatro elementos. Assim, este artigo apresenta e instiga a reflexao acerca da tematica, visando enriquecer a proposta, para o contexto da formacao de professores de Ciencias Naturais.
Referência(s)