Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD

2020; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18264/eadf.v10i2.942

ISSN

2177-8310

Autores

Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Biléssimo, Gisele Ramos Scheffer, Isabela Nardi da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo teve por objetivo explorar os laboratórios remotos (LR) e suas potencialidades, para atividades práticas na Educação a Distância. Os LR são dispositivos que podem apoiar as atividades experimentais e, assim, proporcionar um importante recurso para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem em cursos nas modalidades presencial e a distância. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como estratégia um estudo de caso. Foram disponibilizados para a pesquisa doze laboratórios remotos construídos pelo grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). Participaram da pesquisa, realizada nos anos de 2018 e 2019, 293 alunos de cursos de graduação na modalidade EaD. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line que foi preenchido pelos alunos após o acesso a um LR. O questionário, composto por 24 itens, incluiu itens que buscaram examinar a percepção dos estudantes sobre a experimentação remota no que tange a critérios sobre a percepção da aprendizagem, a usabilidade, utilidade e sua satisfação ao utilizar os laboratórios remotos. O escore médio de Likert para a totalidade dos itens do questionário foi 3,98; o coeficiente de alfa de Cronbach apurado foi de 0,92. A pesquisa indicou que os alunos apresentaram receptividade positiva à proposta do estudo, e avaliações foram positivas a todos os temas explorados, reconhecendo os laboratórios remotos como ferramenta válida e importante para o ensino e a aprendizagem. Palavras-chave: Educação básica. Tecnologia educacional. Ensino de física. Laboratórios remotos

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