Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Um diário para as emoções: processo de educação pela arte com jovens privados de liberdade em Loja/Equador

2020; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 39 Linguagem: Português

10.5965/14145731033920200121

ISSN

2358-6958

Autores

Carla Marcelino,

Tópico(s)

Art Therapy and Mental Health

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre uma experiência vivenciada no Centro de Adolescentes em Conflito com a Lei CAC, na cidade de Loja, Equador, por meio da introdução da linguagem da educação artística como abertura para o desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre as emoções e a consciência existencial para o teatro. A partir das artes visuais e das artes cênicas, foi proposta a construção de um diário descritivo e estético, que foi preenchido a partir do estímulo de temáticas emocionais exploradas num sentido progressivo. Desde a pintura do autorretrato até os jogos e a dramatização de pequenos contextos, o registro feito foi abordado como metáforas a serem exploradas conversando, neste compêndio, com autores que respaldam o tema por meio da responsabilidade social da educação para a arte.

Referência(s)