Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Resolução de problemas envolvendo função afim e semelhança de triângulos

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23925/2358-4122.2020v7i3p28-46

ISSN

2358-4122

Autores

Marcelo Martins Correa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Considerando a Resolução de Problemas com base da tríade professor-aluno-conhecimento matemático, o presente trabalho almeja contribuir para que o estudante agregue uma estratégia diferente para resolver problemas envolvendo função afim. Motivados por dificuldades apresentadas pelos estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior, parte-se de uma perspectiva de resolução baseada na função afim que usualmente ocorre determinando a lei da função, para uma proposta diversa, que utiliza a semelhança de triângulos. As atividades tratam dos temas do cotidiano como consumo e conta de água e imposto de renda. Elas convidam o estudante a interpretar os dados de um problema, analisar e interpretar gráficos de funções no plano cartesiano, relacionar os conceitos e os procedimentos matemáticos que envolvem álgebra e geometria, bem como estabelecer um plano de solução para os problemas propostos. As atividades foram aplicadas em uma turma de um curso pré-vestibular, permitindo, dessa forma, observar as resoluções apresentadas, apresentar uma análise dos questionários de perfil dos participantes e uma avaliação da prática tanto por parte dos estudantes como retrospecto, quanto do professor no que se refere à metodologia e aos resultados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX