Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFERSA / SCHOOL EVASION IN HIGHER EDUCATION: A CASE STUDY OF THE COMPUTER SCIENCE COURSE AT UFERSA

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n12-728

ISSN

2525-8761

Autores

Leonardo Torres Marques, Bruno Torres Marques, Carlos Alexandre Morais Silva, Rayana Souza Rocha, Jesaı́as Carvalho Pereira Silva, Lenardo Chaves e Silva, Paulo Gabriel Gadelha Queiroz, Angêlica Félix de Castro,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

A evasao academica e um problema importante e complexo enfrentado por muitas instituicoes de ensino superior. Nesse contexto, este estudo desvenda suas causas no curso de Ciencia da Computacao em UFERSA. Em especial, utilizamos uma tecnica de agrupamento sobre um banco de dados extraido do Sistema de Gestao Integrado de Atividades Academicas. Sao dois clusters: um para representar as caracteristicas dos alunos evadidos e outro dos alunos que concluiram o curso. As principais caracteristicas do segundo grupo sao: residir em moradia academica, ter experiencia anterior na area antes do inicio do curso, ser branco e outras privilegios (pais nao divorciados, ensino medio particular, renda mensal elevada).

Referência(s)
Altmetric
PlumX