
História de vida e Método Autobiográfico – uma nova perspectiva de formação – a autoformação
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47149/pemo.v3i2.4380
ISSN2675-519X
AutoresMaria do Socorro Correia Costa, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho trata-se de uma reflexão pertinente à formação de professores onde coloca-se em relevo a autobiografia de dois professores de geografia da rede municipal de ensino de Nova Russas -CE. De acordo com Nóvoa (2017), Josso, Dominicé, Pineau (2010), o método autobiográfico lança um novo olhar sobre a formação continuada de professores, a escrita de si possibilita uma reflexão sobre a prática docente pressupondo um processo de autoformação. O itinerário metodológico biográfico-narrativo tem cunho qualitativo com caráter participante. As narrativas explicitam a necessidade do processo de formação/autoformação em virtude das exigências com relação à postura crítica que deve ser adicionada ás aulas de geografia.
Referência(s)