O CORPO HUMANO E AS POSSÍVEIS SITUAÇÕES DE SABER: INVESTIGANDO ESTUDANTES ADOLESCENTES DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MÉDIO SERTÃO SERGIPANO
2019; Volume: 13; Issue: 20 Linguagem: Português
10.29380/2019.13.20.13
ISSN1982-3657
AutoresEanes Dos Santos Correia, Willdson Robson Silva do Nascimento, Veleida Anahí da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO principal objetivo deste artigo de campo empirico e analisar e esclarecer, com o vies epistemologico da Relacao com o Saber, situacoes e lugares nos quais estudantes adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental de duas escolas da regiao do medio sertao Sergipano aprendem, estudam e conversam sobre o corpo humano. Teve como instrumento entrevistas de grupo semiestruturadas com vinte e um estudantes adolescentes. Os dados foram categorizados a partir da perspectiva da Analise de Conteudo de Bardin (2011) e analisados para dar respostas a problematica. Foi apurado que existem diversos lugares e situacoes em que os estudantes conversam e aprendem sobre o corpo humano: nas aulas de ciencias, na escola, sozinho, com familiares ou no ambiente de casa e com amigos, verificando que ha uma relacao com o saber corpo social, identitaria e epistemica deles em diversas situacoes.
Referência(s)