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2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 13; Issue: 29 Linguagem: Português
10.5965/2175234613292021188
ISSN2175-2346
Autores Tópico(s)Cultural Identity and Heritage
ResumoO presente artigo objetiva debater a aproximação da arte contemporânea internacional de peças oriundas de culturas não ocidentais. Para isso abordamos na exposição Magiciens de la terre, realizada no Centro George Pompidou e no Centre Culturel Grande Halle de la Villette em Paris, entre18 de maio é 14 de agosto de 1989. A obra Círculo de terra vermelha, de Richard Long, 1989, e também a pintura Yam Dreaming, 1989, realizada por artistas da comunidade Yuendumu da Austrália, na região de Alice Spring. Considerando que, na década de 1980, surgia a teoria da pós-colonialidade, e também estudos antropológicos sobre as relações que comunidades aborígenes australianas teriam com seus objetos visuais, surge a indagação sobre de que maneira a teoria da pós-colonialidade teria influenciado a organização da exposição de modo a repercutir no debate sobre como lidamos com objetos visuais de artistas não ocidentais e suas histórias locais.
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