Música Eletroacústica – In Itinere
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1677-9037
Autores Tópico(s)Music Technology and Sound Studies
ResumoA musica eletroacustica e as questoes que a envolvem sao complexas em todo o mundo. Ela surgiu da juncao de procedimentos composicionais da musica concreta e da musica eletronica. As bases sonoras eletronicas e acusticas definiram o termo “Musica Eletroacustica”. No final dos anos 1940, o engenheiro eletronico Pierre Schaeffer (da Radiodifusao Francesa) comecou a “brincar” com o vasto arquivo de efeitos e sons naturais da radio. Por nao ser musico, Schaeffer passou a criar sequencias sonoras proprias, montando e transformando sons de forma diferente dos conceitos e processos tradicionais. Em 1948, a radio francesa transmitiu seu primeiro “Concert de Bruits”. No ano seguinte, Schaeffer publicou um artigo em que descrevia sua experiencia e batizava o engenho de “Musique Concrete”. Em 1952, chega a Paris o compositor alemao Karlheinz Stockhausen e se liga ao grupo de pesquisas de musica concreta (Clube d’Essai) formado por Pierre Schaeffer e Pierre Henry (tambem compositor). Com a ajuda de filtros e oscilografos, Stockhausen analisou os espectros sonoros das fontes, especie de decupagem dos componentes timbristicos de um som. Observou que, se era possivel conhecer com precisao as caracteristicas de um som ou ruido, seria possivel tambem produzi-lo sinteticamente. Nasciam entao os primeiros trabalhos definidores do que viria a ser conhecido por musica eletroacustica. A partir de entao, passou a ser entendida como musica eletroacustica a musica criada em laboratorio que se utiliza de microcomputadores, sintetizadores, interfaces MIDI, samplers, etc. Ela mostra outras ideias e criterios para a percepcao dos sons. (Continua...)
Referência(s)