
A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 16; Issue: 30 Linguagem: Português
10.5418/ra2020.v16i30.12665
ISSN2317-6024
AutoresElaine Cristina de Medeiros Pereira, Ione Rodrigues Diniz Morais, Tânia Cristina Meira Garcia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA pesquisa como princípio educativo constitui uma importante estratégia metodológica de ensino e aprendizagem. Esse trabalho consiste na sistematização de reflexões acerca da experiência vivenciada com a execução do Projeto de Ensino intitulado A pesquisa no âmbito da Geografia Escolar, tendo o tema Geografia e Cidadania como eixo norteador e a África como conteúdo contemplado. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de São João do Sabugi- RN/Brasil. O percurso metodológico realizado abrangeu pesquisa bibliográfica em Demo (2015), Cavalcante (2017) e Franco (2015); e documental, por meio do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. A partir da experiência vivenciada constatou-se que a pesquisa como procedimento metodológico na Educação Básica contribui para o processo de ensino e aprendizagem alinhado aos paradigmas educacionais contemporâneos, permitindo a formação de sujeitos ativos, reflexivos e capazes de atuar crítico e construtivamente na sociedade em que vivem, exercendo, assim, sua cidadania.
Referência(s)