Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DO PLANO DO FILME AO PLANO DE AULA: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS, MULHERES NEGRAS E OUTROS POSSÍVEIS CURRÍCULOS E DIDÁTICAS

2020; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 9; Issue: 02 Linguagem: Português

10.22481/rbba.v1i02.7786

ISSN

2316-1205

Autores

Fábio José Paz da Rosa,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as experiências desenvolvidas em um curso de Pedagogia de um campus de uma universidade estadual localizado na Baixada Fluminense com o objetivo de produzir outros currículos e didáticas fundamentadas na perspectiva decolonial. Para isso, recorremos à cinematografia negra de Zózimo Bulbul com o intuito das estudantes desenvolverem por meio da Metodologia da Análise criativa e da produção de planos de aula novos conhecimentos capazes de construir corporeidades, estéticas e histórias fumdamentadas na ancestralidade africana e afro-brasileira. O resultado da experiência evidenciou a produção de conhecimentos curriculares e didáticos para a educação infantil e as séries iniciais relacionados às vivências das estudantes enquanto mulheres, professoras e negras tanto em espaços formais de educação quanto não-formais.

Referência(s)