
Sobre cartas, celas, elas e professoras-em-processo
2020; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 39 Linguagem: Português
10.5965/14145731033920200108
ISSN2358-6958
AutoresDaiane Dordete Steckert Jacobs, Sinara de Lima Souza,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNestas cartas escritas a quatro mãos busca-se rememorar e refletir sobre o trabalho desenvolvido pelas autoras com mulheres em privação de liberdade no Presídio Regional de Joinville (PRJ). Do projeto inicial de pesquisa e montagem da peça celas em 2010, a partir de narrativas de mulheres em situação de cárcere e egressas do PRJ, às oficinas de teatro realizadas com estas mulheres anos depois - intercaladas pelas apresentações da peça em sua primeira versão e sua posterior desmontagem -, procura-se tecer os fios que trouxeram a este lugar de atuação e análise. Através de uma escrita performativa, mesclam-se memórias e afetos das artistas-professoras com narrativas e reflexões sobre o processo pedagógico desenvolvido no segundo semestre de 2019 no PRJ, a partir de uma perspectiva de gênero. Confidenciam-se desejos, incertezas, descobertas, frustrações e conquistas que este percurso trouxe, tendo como foco a percepção da docência como um processo criativo constante e dialógico, de professoras-em-processo.
Referência(s)