
A Cultura Organizacional como Fator Crítico de Sucesso à implantação da Gestão do Conhecimento em organizações
2019; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n1.38590
ISSN1809-4783
AutoresVanessa Cristina Bissoli dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian, Marta Lígia Pomim Valentim,
Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoAtualmente, a gestão do conhecimento vem ganhando espaço e vem sendo compreendida como um modelo de gestão que contribui para a sobrevivência e o desenvolvimento de distintos tipos de organizações, em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico. O conhecimento é considerado um dos recursos estratégicos organizacionais sendo, ao mesmo tempo, alicerce e subsídio para a criação de diferenciais competitivos. Nesse contexto, diversos fatores críticos de sucesso podem impactar na implantação de um modelo de gestão do conhecimento como, exemplo, pode-se mencionar a cultura organizacional. A cultura pode influenciar a aprendizagem, o comportamento e o compartilhamento de conhecimento organizacional. Nessa perspectiva, este texto visa demonstrar a importância de se compreender a cultura organizacional como um fator crítico de sucesso, evidenciando os impactos na implantação da gestão do conhecimento em ambientes organizacionais.
Referência(s)