
NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, ESFERA LOCAL E TRABALHO DOCENTE
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56108
ISSN2359-7003
AutoresLívia Maria Fraga Vieira, Kildo Adevair dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo discute alguns efeitos da parceria público-privada sobre a gestão e o trabalho docente nas escolas de educação básica, no âmbito de um governo municipal. Os dados para o estudo, com predominância qualitativa, foram coletados por meio de documentos, observação e entrevistas com os docentes e gestores de município de pequeno porte da Região de Campo das Vertentes de Minas Gerais. Constatou-se que as estratégias adotadas, embasadas em uma lógica mercantil, disseminaram regras de competitividade entre docentes e entre escolas, ao estipular metas pautadas em métricas, com prestação de contas. Acarretaram em intensificação do trabalho docente, com a ampliação da jornada dentro e fora da escola, e a perda de interações professor(a)/estudantes no cotidiano das relações escolares.
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