Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O consumidor de festa de formatura: mercado, consumo e oportunidades na Mesorregião Campo das Vertentes – MG

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i1.11216

ISSN

2525-3409

Autores

Marcos Giovane da Silva, Alberdan José da Silva Teodoro, Rafael Rodolfo Sartorelli Sadocco, Rondinelli Heitor Resende Andrade, Leandro Carvalho Bassotto, Luíz Marcelo Antonialli,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O mercado de eventos de festas de formatura universitária tem apresentado uma oportunidade de estudos acadêmicos na área da administração, com possibilidade de análises sobre várias perspectivas gerenciais e teóricas. Este estudo objetivou-se a estudar o comportamento dos consumidores na Mesorregião Campos das Vertentes de Minas Gerais. As três cidades selecionadas, Barbacena, Lavras e São João del Rei, possuem dados relevantes sobre o mercado de formaturas, sendo compostas de várias instituições privadas e públicas de ensino superior, número substancial de universitários, e com cinco empresas promotoras de festas de formatura. Através de um questionário estruturado, em formato on-line e distribuído de forma presencial, os universitários responderam às questões socio demográficas, e questões explicativas sobre as preferências, percepções, gostos, econômicas e culturais. A análise dos dados contou com técnicas de estatística descritiva e multivariada. Os resultados mostraram que os universitários são jovens ente 18 e 25 anos, solteiros, dependentes financeiramente de alguém, e que necessitam da ajuda da família para participarem da festa de formatura. Neste sentido, a realização da formatura, torna-se um objetivo e sonho a ser realizado por ele próprio, mas com a participação da família. Também foi possível identificar que eles preferem as festas com a maior diversidade possível de alimentos e bebidas disponíveis e com valores de investimento mais acessíveis. Conclui-se que o mercado apresenta diversas oportunidades para as empresas do setor, destaque para ações de marketing estratégico que foquem no conceito de simbolismo e ritual de passagem com a participação familiar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX