Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Theatrum mundi: filologia e imitação

2020; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24277/classica.v33i2.942

ISSN

2176-6436

Autores

Isabella Tardin Cardoso,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do “teatro do mundo” (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticas.

Referência(s)