Demonstrações dos sentimentos, objetos e atividades de estudantes do Ensino Médio de Manaus/AM, durante a pandemia da COVID-19, por meio de desenhos
2021; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/demonstracoes-dos-sentimentos
ISSN2448-0959
AutoresHebe Souza de Oliveira, Thiago Alexandre Petersen,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO novo coronavírus mudou radicalmente a rotina das pessoas em todo o planeta e do dia para a noite. Por causa da pandemia, as aulas presenciais foram temporariamente suspensas em escala global. No Brasil, as aulas presenciais também foram interrompidas como medida de segurança. Manaus foi umas das capitais mais afetadas pela COVID-19, com alto percentual de mortalidade. Mas, apesar disso, a cidade foi uma das primeiras do país a retornar com as aulas presenciais para os estudantes do ensino médio. Diante disso, surge a pergunta, o que os estudantes fizeram durante a pandemia? Usando desenhos autorais, esta pesquisa verificou os objetos, as atividades e os sentimentos mais enfatizados pelos estudantes do ensino médio durante a pandemia. Nesta pesquisa foram analisados 141 desenhos, feitos como uma atividade da disciplina “Arte”, em duas escolas da rede pública de Manaus, capital do Estado do Amazonas, Brasil. Os desenhos foram analisados pelo método da análise de conteúdo. Os objetos mais destacados foram a TV, a cama e o celular. Dessa maneira, as atividades mais ressaltadas foram assistir à TV, dormir, e usar o celular. Cerca de 40% dos estudantes demonstraram dividir bem seu tempo em casa e fazer várias atividades. Entretanto, aproximadamente 60% dos estudantes demonstraram dificuldades em aproveitar produtivamente seu tempo. Os sentimentos mais frequentes foram negativos, como: confusão, insegurança, ansiedade, solidão, medo e depressão. Os sentimentos positivos mais frequentes foram: a afeição aos animais e o amor de namorados. Em cerca de 20% dos desenhos, pode-se observar referências a COVID-19, além de medidas de preventivas. Concluiu-se que os estudantes foram afetados pela pandemia, a maior parte teve dificuldade em organizar sua rotina e distribuir bem o seu tempo. Além disso, os sentimentos mais destacados foram negativos, o que mostrou que muitos estudantes ainda sentem medo e insegurança diante da COVID-19.
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