Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DA PEDRA BRUTA À JOIA RARA, A LEITURA QUE LAPIDA, DESCOBRE, BRILHA E VALORA

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 15; Issue: 7 Linguagem: Português

10.5380/rvx.v15i7.74495

ISSN

1980-0614

Autores

Izandra Alves, J. Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo busca refletir sobre a ação do mediador da leitura, que tem em suas mãos o poder de auxiliar para a formação de um leitor entendedor ou de um simples decodificador. Dessa forma, trazemos presente a discussão sobre a importância do processo de instigar os educandos à leitura possibilitando-os ver que através dela é possível compreender melhor a si mesmo e a sociedade em que se está inserido e, a partir disso, encontrar perspectivas de acesso a novos caminhos. Este trabalho se apóia em uma pesquisa-ação junto a alunos de oitavo ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Em encontros mediados pela leitura, os estudantes são instigados a escrever sobre si mesmos a partir dos textos que leem. Assim, apoiados em teóricos da área da leitura como Vicent Jouve, Alberto Manguel e Michèle Petit, traçamos paralelos entre as teorias dos autores e as vivências desses jovens leitores em busca da (re)construção de si.

Referência(s)