Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Guerras culturais e novos imperialismos em contextos africanos: o trânsito da teoria Queer em meio ao novo conservadorismo cristão

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 2; Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

2358-0844

Autores

Caterina Réa,

Tópico(s)

African Sexualities and LGBTQ+ Issues

Resumo

a chegada da teoria queer para os contextos do Sul Global e, em particular, para o continente africano e muitas vezes enxergada como a reproducao do neoimperialismo e como um novo braco do colonialismo. Genero e sexualidade estariam, assim, se tornando veiculos de exportacao da modernidade ocidental, atraves das agendas da “Internacional Gay”, (MASSAD, 2007), com suas logicas salvacionistas e homonacionalistas. Outras estrategias neoimperialistas estao, porem, em jogo na contenda do continente africano e na disputa sobre a existencia da dissidencia sexual em muitos paises da Africa. Trata-se dos novos fundamentalismos religiosos, de matriz evangelica neopentecostal que, nas ultimas decadas, assumiram um papel preponderante no alastramento de medidas repressivas e de formas de violencia contra pessoas sexualmente dissidentes, em varios lugares da Africa. Novas pesquisas inquietantes apontam para o massivo envolvimento da direita crista norte-americana nas vicissitudes internas de Uganda, Nigeria e de outros paises africanos, atraves da exportacao e da “globalizacao das guerras culturais”, (KAOMA, 2009), cujos efeitos pesam violentamente sobre as comunidades LGBTIQ, nestas regioes. Tais conclusoes nos ajudam a fortalecer a rejeicao de discursos que tipificam a “homofobia africana” como uma “historia unica” (MACHARIA, 2010; NDASHE, 2013), e a desconstruir a retorica homonacionalista da oposicao entre o Ocidente supostamente moderno e progressista e a Africa tradicional, violenta e pre-moderna.

Referência(s)