Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Da interação à aprendizagem: uma reflexão neurobiológica sobre aprender

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 29; Linguagem: Português

10.34024/rnc.2021.v29.10969

ISSN

1984-4905

Autores

Adriano Junio Moreira de Souza,

Tópico(s)

Neuroinflammation and Neurodegeneration Mechanisms

Resumo

Atualmente, não há dúvida de que o cérebro está diretamente relacionado a funções superiores e que os neurônios são sua unidade morfofisiológica básica. O cérebro adulto possui cerca de 80 bilhões de neurônios, e cada neurônio se comunica com milhares de outros através de suas extensões axonais e dendríticas. Por ser dinâmico, a capacidade mais impressionante do cérebro e aprender com a experiência. Vários fenômenos, como processos de sinalização celular e formação de memória, afetam diretamente o aprendizado. Como será discutido neste artigo, é necessário considerar as tendências constitucionais do cérebro em relação ao ensino, como concluiremos, o cérebro aprende muito mais quando estimulado adequadamente, em um ambiente amigável e livre de estresse excessivo.

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