
Educação Remota Emergencial (ERE): Um estudo empírico sobre Capacidades Educacionais e Expectativas Docentes durante a Pandemia da COVID-19
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i1.11904
ISSN2525-3409
AutoresGustavo Henrique Silva de Souza, Wallas Siqueira Jardim, Yuri Bento Marques, Geraldo Lopes Júnior, Aline Patrícia Sobral dos Santos, Leandro de Paula Liberato,
Tópico(s)Educational Innovations and Technology
ResumoEste estudo teve por objetivo identificar as condições, expectativas e capacidades de professores de cursos presenciais para a realização de atividades de ensino (letivas) remotas mediadas por tecnologias digitais, em virtude do distanciamento social associado à pandemia da COVID-19. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, com uma amostra não-probabilística de conveniência de 588 professores brasileiros de instituições públicas e privadas de ensino presencial de diversas áreas do conhecimento. Os participantes foram convidados pelas redes sociais a responder voluntariamente a um questionário on-line, entre os dias 19 e 30 de junho de 2020. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de parametrização simples (p.ex., frequência, média, desvio-padrão), bem como análises inferenciais, por exemplo, a análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla. Os resultados destacam que a maioria dos professores investigados apresentou predisposição e interesse em realizar atividades remotas, além de condições técnicas de acesso e uso de internet e de equipamentos digitais e computacionais. Apesar disso, a instituições escolares precisam se atentar os intervenientes associados ao ambiente domiciliar, como as demandas domésticas e familiares e as necessidades individuais dos professores que podem se tornar barreiras para o efetivo desenvolvimento da Educação Remota Emergencial.
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