Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“É devagar, devagarinho”: insubordinação criativa teórico-metodológica como suporte a uma investigação etnomatemática

2021; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/ae19828632v14n12021p146a166

ISSN

1982-8632

Autores

Jéssica Lins de Souza Fernandes,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

Um dos desafios das pesquisas com Etnomatemática é o de pensar em práticas de pesquisa que não se limitem às metodologias próprias das pesquisas envolvendo a matemática acadêmica. Como alternativa para uma investigação etnomatemática com trabalhadoras/es e artistas dos barracões de carros alegóricos, fantasias e adereços das escolas de samba Os Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord, de Florianópolis, desenvolvemos o que chamamos de “insubordinação criativa teórico-metodológica”. As ferramentas teórico-metodológicas incluíram pesquisa teórica, histórica e documental, além de um trabalho de campo que teve como foco observar, analisar e descrever criteriosa e respeitosamente a realidade social das/os componentes, fazendo uso de conversas, entrevistas semiestruturadas, fotografias e gravações audiovisuais. Neste texto, relatamos as dificuldades encontradas para aproximação com o campo e detalhamos os procedimentos utilizados durante a investigação. Por fim, a partir do aprendizado com as/os próprias/os sujeitas/os da pesquisa, validamos as nossas escolhas teórico-metodológicas.

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