Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Avaliando as customizações do Moodle para a plataforma MOOC Saviesa

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.110207

ISSN

1679-1916

Autores

Beatriz Brito do Rêgo, Filipe Adeodato Garrido, Jean C. S. Rosa, Ecivaldo Matos,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

MOOC são cursos online, abertos e massivos que buscam democratizar a educação. Entretanto, devido a essas características, eles podem causar altos custos para o seu desenvolvimento e a manutenção. Na tentativa de reduzir esses custos, alguns pesquisadores sugerem o uso do Moodle como plataforma base, depois de aplicadas algumas adequações. Este artigo apresenta os resultados de um estudo para verificar se o Saviesa, um MOOC desenvolvido sobre o Moodle, atende as orientações básicas de customização de uma plataforma de MOOC. A partir da avaliação foram identificados alguns problemas de interação humano-computador, potencialmente mitigáveis em tempo de design, caso as orientações de customização do Moodle para MOOC sejam consideradas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX