Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inteligência emocional

2020; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 51; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15448/1980-8623.2020.3.34062

ISSN

1980-8623

Autores

Isaías Peixoto, Monalisa Muniz,

Tópico(s)

Learning Styles and Cognitive Differences

Resumo

A Inteligência Emocional (IE) é um construto psicológico amplamente divulgado nas últimas duas décadas, principalmente fora do meio acadêmico, mas requer uma maior diversidade de pesquisas científicas que contribuam para sua solidificação. Portanto, este trabalho buscou analisar a relação de IE com Inteligência (G), idade, sexo, renda familiar, escolaridade e Habilidades Sociais (HS). Participaram 120 pessoas, entre 18 e 61 anos de idade, de ambos os sexos, que responderam aos testes de percepção e de compreensão emocional, raciocínio abstrato e verbal e habilidades sociais. Os resultados encontrados indicaram correlação significativa positiva entre IE, G e escolaridade, negativa entre IE e idade, nenhuma correlação entre IE, HS e renda familiar e nenhuma diferença entre homens e mulheres para IE, sendo o raciocínio abstrato a variável mais preditora do construto. Tais informações auxiliam para uma melhor compreensão da IE e da sua relevância atual.

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