Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do teatro ao museu de horrores: estratégias de autorreflexividade no seriado de televisão Penny Dreadful

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 74; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-8026.2021.e76105

ISSN

2175-8026

Autores

Auricélio Soares Fernandes,

Tópico(s)

Shakespeare, Adaptation, and Literary Criticism

Resumo

contemporânea, abordado por Jason Mittell (2012), que elege a autorreflexividade como um dos elementos complexos na narrativa televisual dos séculos XX e XXI, este artigo objetiva discutir os elementos metaficcionais e autoconscientes no seriado de televisão anglo-americano Penny Dreadful. Assim, escolhemos analisar estratégias de performance e simulação que atuam através de dois espaços ficcionais na série, o teatro e o museu de cera, além de outros elementos que materializam o discurso autorreflexivo do programa televisivo ao longo de duas temporadas. Os estudos de Jost (2007, 2012), Eco (1989), Schechner (2013), Lee e King (2016), entre outros, serviram como base teórica e crítica para esta investigação.

Referência(s)