Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PegAgente: Modelagem de Agentes por Aprendizado de Reforc¸o em Jogos Educacionais

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.110231

ISSN

1679-1916

Autores

Thiago da Silva Teixeira, Helyane Bronoski Borges, Simone Nasser Matos, Vinicius Schultz Garcia da Luz, Tamara Liz Schwab Ribeiro,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

Jogos educacionais demonstram um modo diferente e divertido de aprender, que pode ser potencializado pela utilização de Inteligência Artificial (IA), tornando a atividade mais dinâmica. Este artigo apresenta um jogo educacional utilizando uma técnica da IA conhecida como aprendizado por reforço, aplicada na modelagem de um agente inteligente. A metodologia usada para desenvolvimento do jogo denominado de PegAgente abrangeu quatro etapas: definição de ferramentas, modelagem do ambiente, modelagem do agente e a simulação. Conforme o nível do jogo aumenta, o agente se torna mais inteligente o que dificulta para o jogador, que precisa fugir e coletar itens que compõem o cenário do jogo. O tema do jogo foi a prevenção contra o vírus COVID-19, em que cada item coletável representa um método preventivo, e o agente inteligente é representado em formato de um vírus. O jogo demonstrou que a modelagem de agentes em jogos educacionais por meio do aprendizado por reforço permite a criação de um jogo com dificuldade ideal ao jogador, com o objetivo de gerar maior engajamento.

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