Psicanálise e literatura: uma análise psicanalítica sobre a importância das histórias infantis
2021; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/psicanalise-e-literatura
ISSN2448-0959
AutoresAna Greice Alves Teixeira Nogueira, Roberta Cristina Carvalho,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoDurante muitos anos, as histórias infantis vêm sendo contadas as crianças, como forma de se exprimir os conceitos que regem a moral, a ética e a socialização. Muito mais do que conter a magia, as histórias infantis têm o poder de trazer a criança, exemplos de vitória, e dar a elas respostas sobre sua origem sem confrontá-las com a rudeza da questão, que já nos pressupostos de Freud eram observados, como por exemplo, a sexualidade e a origem, tal como ele, bem explicita ao trazer a nós as questões que norteiam a sexualidade infantil e exemplificar-nos com o Complexo de Édipo, desse modo questiona-se: Qual a importância da literatura enquanto ferramenta que contribua com os enfrentamentos naturais do crescimento do indivíduo e se esta assume de fato, a função terapêutica, enquanto fornecedora de exemplos de enfrentamentos sob o ângulo da fantasia e ainda, as semelhanças observáveis entre as ferramentas fornecidas no processo terapêutico e as que são oferecidas pela literatura. Objetivou-se descrever a importância da literatura como ferramenta que contribua para o desenvolvimento infantil, verificando a importância das histórias infantis, na formação moral da criança, apontando as semelhanças do processo de elaboração por meio da literatura infantil e no processo terapêutico, exemplificando com uma breve análise sob a ótica psicanalítica da saga Harry Potter. Este estudo teve por metodologia a revisão sistemática de literatura de teor qualitativo-descritivo. Concluiu-se portanto que as histórias infantis são importantes no sentido de que permitem a criança ter uma percepção mais otimista sobre o final de suas lutas e conflitos, mas a despeito de suas potencialidades, ainda se faz necessário a realização de mais pesquisas que possam contribuir com o fortalecimento e a disseminação da literatura infantil.
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