Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Adoção do CPC 47 (IFRS 15) nas Empresas do Setor de Telecomunicações Listadas na B3

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/rcc.v12i2.75691

ISSN

1984-6266

Autores

Deise Ivanilda da Silva, Marcelo Antônio Pierri,

Tópico(s)

Financial Reporting and Valuation Research

Resumo

O IASB (International Account Standards Board) em conjunto com o FASB (Financial Accounting Standards Board), emitiu uma nova norma contábil para o reconhecimento de receitas o IFRS 15. Essa nova norma foi adotada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que a converteu e emitiu um novo pronunciamento o CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente, no qual trouxe mudanças na contabilização de receitas geradas através de transações realizadas a partir de contratos com clientes. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é identificar o nível de aderência aos requisitos do CPC 47 (IFRS 15) – Receita de Contrato com o Cliente e os impactos obtidos pelas empresas com a adoção desse novo CPC. A pesquisa quanto aos procedimentos técnicos é caracterizada como documental, pois as analises foram realizadas através das notas explicativas. A amostra é composta por cinco empresas de telecomunicações. Dentre as cinco empresa de telecomunicações foi constatado que a companhia Algar e Telef apresentou 83,33% de conformidade aos requisitos do CPC 47, a Tim 66,67%, a Oi 50%.Sobre os impactos sofridos pela nova norma, quatros empresas caracterizaram impactos e uma informou não obter impacto por já realizar reconhecimento da mesma forma que o CPC 47 exige.

Referência(s)