Escrevendo sobre cubo e estacionando bicicletas: tarefas visando à promoção de práticas insubordinadas em educação matemática
2021; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26843/ae19828632v14n12021p244a268
ISSN1982-8632
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO ensino de matemática é usualmente orientado por tarefas. Tarefas são estratégias didáticas pensadas pelo professor, de modo a promover o aprendizado no discente. Um olhar cauteloso para a natureza da tarefa e sua potencialidade na produção do conhecimento é constante nas pesquisas em educação matemática. Além de buscarem novas formas de teorizar sobre uma tarefa, investigações têm alertado sobre sua centralidade nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, dois exemplos de tarefa são propostos para a formação inicial de professores de matemática. Destaca-se que tarefas geram aprendizagens e que, nesse caminhar interativo e de descobertas, de alunos e professores, afeto e consciência – requeridos na inteligência criativa – merecem atenção no olhar insubordinado na formação docente, quando tarefas entram em cena.
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