Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 36; Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.69346

ISSN

1984-0411

Autores

Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luís Tomkelski,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

RESUMO O artigo aborda o processo de desenvolvimento da colaboração profissional em um estudo de aula que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (15ª CRE), no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A análise qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento da aula, notas de campo, dados constituídos mediante questionários e entrevistas realizadas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional promovida ao longo do estudo de aula foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada face ao encorajamento entre as participantes na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.

Referência(s)